Pages

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

CRÔNICA DA VOLTA ÀS AULAS

Estamos retomando mais um ano letivo. A expectativa é grande, não só para os alunos, mas também para os professores. Desejamos e fazemos planos para que o que não funcionou bem no ano anterior seja modificado e melhorado. Juntos, alunos e professores têm tudo nas mãos para que tudo dê certo! Que tal fazermos essa parceria?
 
 
Eu e todos os meus colegas professores desejamos um excelente 2013. Para começar, talvez uma pequena crônica sobre o retorno às aulas seja interessante. 

                                                        Volta às aulas 
O despertador avisa que mais um ano letivo está começando e jogo as pernas para fora da cama como quem vai realmente levantar, mas segundos depois desabo de novo de volta na cama. As férias estão terminando, lá se foram os dias sem horários, de lanchinhos em frente da televisão.

Vontade de conhecer as turmas novas, o que mais anima no começo do ano são as novidades, tudo é novo. Os cadernos e livros ainda virgens e com cheiro de tinta, as classes limpas e as paredes cheirando a novas. Vou andando devagar até a escola, sentindo o sol na pele e na cabeça se enovelam pensamentos desencontrados, uma certa ansiedade me oprime.

Quando toca o sinal e os alunos começam a entrar na sala com um ar misto de alegria e receio sinto que os motores já estão se aquecendo. Apresento-me, faço uma brincadeira e em poucos minutos estão relaxados e prontos para começar a aprender.


Inicio a aula e começo a fazer perguntas. Falo sobre a Itália e os italianos, a aula é toda em inglês. Dou exemplos e pergunto em inglês a uma aluna (...), se o Michelângelo era americano ou italiano.



Momento de pausa para pensar, ela remexe a cabeça e as madeixas (...), depois me pergunta 'quem é Michelângelo'. Um aluno se impacienta e pergunta se ela não sabe mesmo quem é Michelângelo, enquanto eu conto até 10 mentalmente. Depois seu rosto se ilumina e ela conclui, feliz:



- Ah, a tartaruga ninja!



Nesse exato momento sinto que teremos um longo ano pela frete. As férias terminaram.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

TÚNEL DO TEMPO: Ex-funcionário mostra como era o hoje HGM durante a década de 1970

Um leitor que identificou-se como sendo José Jeremias Sodré Feitosa fez um relato que, diante do caos ora instalado, chamou-me a atenção a ponto de reproduzi-lo aqui na página principal. Ele relatou sua experiência como funcionário de 1971 à 1980 quando o HGM era FSESP.
Digno de leitura, aprecie:

Caríssimos Conterrâneos!
Trabalhei na saúde pública de Codó no período de 1971 a setembro de 1980, quando fui para o Banco do Brasil S.A.. A época era Laboratorista da Fundação Serviços Especiais de Saúde Pública – FSESP, Unidade Mista de Codó(MA), durante aquele período, a Fundação erá subordinada diretamente ao Ministério da Saúde, com Diretoria e São Luis(MA), todos os seus funcionários tinham dedicação exclusiva, com 08 horas de labor.
Como Unidade Mista, tinha a parte sanitária (cuidava da prevenção) e a hospitalar (30 leitos e 02 semi-UTI`s) que atendiam aos doentes da nossa cidade e circunvizinhas. Com a qualidade de medicina e serviços sociais que ali eram realizados, recebíamos estagiários da área de saúde e serviços sociais da Universidade Federal do Maranhão.
 Em 1974, fui nomeado Supervisor do serviço, com assento na Diretoria. Com o apoio, a dedicação e a luta do então chefe da unidade, o ilustre e conceituado médico Dr. José Marcolino Junior(in-memoriam), conseguimos a doação, pela Prefeitura, de 01 terreno e aprovação de recursos pelo Ministério da Saúde para a construção de 01 hospital novo com a capacidade para 100 leitos e um completo e complexo centro cirúrgico.
Codó era referência em saúde pública, realizávamos cirugías de grandes complexidades, tínhamos um atendimento preventivo feito pelas Visitadoras Sanitárias admirável! Quantos leprosos e tuberculosos não foram descobertos e tratados a época, quantas gestantes não foram acompanhadas nos seus pré-natais! Infelizmente municipalizaram esta preciosidade e o resultado está ai CAOS.


JOSÉ JEREMIAS SODRÉ FEITOSA
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...